Famílias acolhidas pelo Fundo Social de Solidariedade recebem informações sobre o combate à dengue
Prefeitura de Barretos

O Fundo Social de Solidariedade (FSS) da Estância Turística de Barretos promoveu na manhã desta segunda-feira, 17 de fevereiro, um bate-papo entre a coordenadora do Centro Médico de Especialidades e Atenção Materno Infantil Adoracy Marques Lemos - "Dora Lemos", Patrícia Rossetto Brito, e as famílias acolhidas pelo órgão sobre o combate à dengue.
"Contamos com vocês para multiplicarmos este conhecimento. Se cada um aqui passar estas informações para os seus vizinhos, para os seus parentes, olha quantas pessoas serão alcançadas. A dengue é uma doença grave e que pode matar", destacou a primeira-dama e presidente do FSS, Roselaine Silva.
Durante a conversa, a coordenadora do "Novo Postão" explicou sobre o ciclo de vida do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika e deu dicas de prevenção e cuidados, como a eliminação de recipientes que possam acumular água de suas residências e a limpeza frequente de bebedouros de animais, pois o mosquito se reproduz em água parada.
"Existem quatro tipos de vírus da dengue, então você pode ficar doente quatro vezes. Hoje, o vírus que está circulando é o tipo 3, que é mais virulento e está causando a doença mais grave, aumentando a quantidade de pessoas internadas e de pessoas que podem vir à óbito", ressaltou.
A dengue pode ocasionar febre alta, dor atrás dos olhos, dor no corpo e nas articulações, manchas vermelhas, dor de cabeça e falta de apetite. Diante de sintomas, deve-se procurar atendimento médico para avaliação.
Patrícia também alertou sobre a incidência de escorpiões nesta época do ano. "Tapem os ralos dos banheiros e das pias para evitarem que eles entrem em suas residências", disse.
Além das informações compartilhadas sobre saúde, os participantes também receberam cestas de alimentos e orientação sobre os atendimentos do órgão.
Fonte: PREFEITURA DE BARRETOS