compartilhar

Elevador do INSS com defeito dificulta acesso de PCDs em Barretos

Saude

O elevador instalado na agência de Previdência Social de Barretos está com defeito e vem causando transtornos à pessoas com deficiência (PCDs) que precisam se deslocar até a sede do órgão barretense, na Avenida 17, bairro São Salvador, para solicitar os serviços de aposentadoria, pensão, auxílio doença, entre outros. O único acesso dos segurados ao prédio é feito por meio de escadas. O local também não possui rampa.

Por meio das redes sociais, um senhor cadeirante e seu acompanhante gravaram um vídeo reclamando da situação do elevador do órgão que, segundo eles, estaria há meses sem funcionar, prejudicando o acesso de PCDs à agência do INSS em Barretos.

“Quem está me ajudando é meu acompanhante que não tem nada a ver com meu auxílio. Então, eu queria fazer esta denúncia de que deficiente aqui em Barretos não tem acesso aos serviços do INSS”, denunciou o segurado.

O que diz a Lei – A Constituição Federal garante que o portador de deficiência física receba atenção especial. Vale ressaltar que Lei nº 10.098/2000 estabelece normas para a acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em todos os ambientes, incluindo espaços públicos ou empresas privadas.

Segundo especialistas em direito, em caso de quebra de elevador, por exemplo, uma pessoa com necessidade especial pode acionar judicialmente o órgão ou a empresa responsável, alegando falta de acessibilidade.

Em nota, a assessoria de comunicação social da Superintendência Regional Sudeste I (SP) do INSS informou que está ciente do caso e que a demanda ja foi repassada para a área técnica do órgão e que, em breve, dará mais detalhes sobre o defeito no elevador.

 

Fonte: Jornal de Barretos regional

COMENTÁRIOS