compartilhar

Secretário prevê para setembro a volta obrigatória das aulas em SP

governo do estado de sp

O secretário da Educação do Estado de São Paulo, Rossieli Soares, comprou a briga da escola aberta. Durante toda a pandemia, tem sido a voz que mais defende o retorno presencial, até nas fases críticas. No entanto, mesmo com a rede paulista funcionando, os alunos não voltaram em massa. À reportagem, Rossieli fala das perdas na aprendizagem — principalmente no ensino médio —, do temor de grande abandono neste semestre e de uma recuperação que terá de deixar de lado o currículo.

"Ao invés de dar conteúdo novo, vamos dar revisão, conteúdos anteriores, de nivelamento. Esquece esse negócio todo aqui do currículo. É lindo, bonito, mas precisamos dar uns passos para trás para voltar a caminhar." Ele ainda deixa claro que pretende tornar obrigatória a presença dos alunos na escola em setembro, quando todos os adultos já terão tomado a primeira dose da vacina anticovid.

Por que poucos alunos têm voltado ao presencial na rede estadual?

São muitas razões e uma delas é que já houve diversas "voltas às aulas". Quando a gente começou, em 8 de setembro (de 2020), sabia que seria algo crescente, e assim foi, até o final do ano. Tivemos um bom desempenho até fevereiro e aí veio essa nova onda. Esse tanto de casos (de covid) atrapalha muito. Porque você quebra o elo de confiança com a família, ela começa a pensar "não vou mandar agora". Há também mentira, fake news, erro. E meias verdades, como um professor que pegou covid. Mas pegou dentro da escola ou porque foi ao restaurante, praia, supermercado? Teve também a questão de emprego, a crise financeira das famílias. O menino fazendo aula a distância de um jeito ou de outro e a família acha: 'Meu filho está avançando, tendo algo. E ele está me ajudando aqui porque cuida do filho mais novo'.

 

Fonte: r7

COMENTÁRIOS