compartilhar

Prefeita, secretários e empresários participaram de reunião virtual com promotor e chegaram a consenso para funcionamento do comércio

prefeitura de Barretos

A Prefeita Paula Lemos, os secretários municipais Roberto Arutim (Indústria, Comércio e Emprego), Kleber Rosa (Saúde) e os empresários Niltinho Borges (representante dos proprietários de bares e restaurantes), Gustavo Miziara (comércio) e Raphael Leite (academias), participaram de reunião virtual na manhã desta segunda-feira, 1º de fevereiro/21, com o promotor público Matheus Botelho Faim. A reunião com a participação virtual do membro do Ministério Público buscou consenso para que setores comerciais possam funcionar, mas com o devido cumprimento de regras e proteção contra a Covid-19.
Em seguida foi concedida entrevista coletiva, com a participação dos vereadores Nestor Leonel, Rodrigo Malaman e Rafael Silvério de Assis Ribeiro; quando a Prefeita explicou e anunciou a publicação de decreto municipal que estabelece normas e horários de funcionamento, com capacidade máxima de 40% e distanciamento, limitados a até às 22 horas. "Tudo está baseado em dados, não foram medidas impensadas, ao contrário, foram medidas fundamentadas e debatidas que visam preservar a vida de um lado e a economia ao mesmo tempo. Apesar de não estarmos na fase Laranja, nossos índices devem permitir o funcionamento de bares, restaurantes, academias e o comércio, demonstrando a responsabilidade com o combate à proliferação do vírus neste momento pandêmico", afirmou Paula Lemos.
A Prefeita alertou, entretanto, que é preciso colaboração geral da população, com conscientização e que sejam mantidas as medidas de proteção. "Estamos fazendo tudo de uma forma bem técnica e com muita responsabilidade. A promotoria foi compreensiva, nos atendeu prontamente com duas reuniões realizadas, pensando também no bem comum, mas se os números aumentarem regrediremos, prejudicando também a todos", observou, destacando que a fiscalização continuará bem rígida.
A queda da taxa de transmissibilidade em Barretos, que caiu de 2.33 para 1.16 e a da média de ocupação em UTI, foi uma das motivações para que o comércio, academias, bares e restaurantes possam funcionar por um período de 10 horas, como por exemplos: se abrir as 8, fecha as 16 horas ou se abrir as 10, fecha às 18 horas.
Gustavo Miziara, Niltinho Borges e Raphael Leite agradeceram o empenho da Prefeita Paula Lemos e a sensibilização do promotor Matheus Faim, para que a economia não pare em Barretos e pediram também o apoio para que sejam respeitadas as medidas protetivas e que as pessoas façam denúncias de irregularidades.

 

Fonte: Imprensa prefeitura de Barretos

COMENTÁRIOS