compartilhar

Coronavírus já circulava no Espírito Santo antes de 1º caso na China

covid 19

O coronavírus já circulava no Espírito Santo antes da China anunciar à OMS (Organização Mundial da Saúde) o primeiro caso de covid-19, em 31 de dezembro de 2019. Isso é que sugere um estudo realizado pela Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo, no qual foram identificados anticorpos contra a doença em 210 amostras de sangue. 

A pesquisa foi realizada em 7.370 amostras coletadas no laboratório central de saúde pública do estado (LACEN/ES) entre 1º de dezembro de 2019 e 30 de junho de 2020 de pessoas com suspeita de dengue ou febre chikungunya.

O estudo é resultado de uma parceria da Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo com o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Espírito Santo, Núcleo de Doenças Infecciosas da Universidade Federal do Espírito Santo e Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal.

Na manhã desta terça-feira (12), o secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes e o diretor-geral do LACEN, Rodrigo Ribeiro Rodrigues - que participou da pesquisa - fizeram um pronunciamento para apresentar os dados obtidos.

Entre os 210 casos, 79 também tiveram resultados positivo para dengue ou chikungunya. "O que mostra que possuíam uma infecção por Sars-Cov-2 que ocorreu de forma oculta, ou como a gente diz, um pouco escurecida por uma doença que estava mais em evidência", afirmou Rodrigues durante a entrevista.

 

Fonte: r7

COMENTÁRIOS