compartilhar

Pelé completa 80 anos e se mantém como símbolo do Brasil

futebol

Ele já abraçou o mundo, cumprimentou reis, parou guerras, fez adversários o reverenciarem, levantou arquibancadas com jogadas geniais e transformou estádios em teatros em que, no lugar dos xingamentos, se ouviram aplausos. Dobrou o mais rude torcedor e o transformou em lorde pleno de reconhecimento. Estabeleceu recordes, conquistou três Copas do Mundo, acertou o alvo com 1.281 gols, segundo a mais do que confiável IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol)

De 7 de setembro de 1956, quando estreou no Santos, com 16 anos, a 1º de outubro de 1977, quando se despediu, no Cosmos, Pelé foi um ícone. Atualmente, está recluso. Pelé não vive de renda, apesar de ter sido o precursor do marketing no futebol, em sua então milionária transferência para o Cosmos e suas inúmeras propagandas. Continua com patrocinadores. Porém, Pelé vive, acima de tudo, de glórias.

 

Não que sua rotina, já sem que ele consiga se locomover com as pernas, seja monótona. Ele, que durante a carreira não sofreu uma única fratura, teve movimentos comprometidos em função de cirurgias por causa de fibrose e na coluna, entre outras questões de saúde. Costuma dizer que tais "contusões" ocorreram na hora certa, após o fim da carreira de jogador. Foram a conta, por exemplo, do esforço em conseguir chegar a 2,74 metros para um cabeceio.

O maior ídolo do futebol acompanha à distância tudo o que se passa em seu esporte e no mundo. Às vezes opina, como quando elogiou Cristiano Ronaldo por ter ultrapassado a marca de cem gols por Portugal. Mas está ligado, protegendo-se inclusive da covid-19. Nem a pandemia, porém, tirou sua majestade.

As primeiras declarações para os festejos do aniversário foram enviadas aos veículos de imprensa que engordavam os inúmeros pedidos de entrevistas. Foi só. Mas já o suficiente se considerado que veio de um rei. A voz tranquila e o jeito despojado continuaram como marca de um Pelé recluso pela pandemia do novo coronavírus e com dificuldades no caminhar

 

Fonte: r7

COMENTÁRIOS