compartilhar

Explosão foi causada por 2.750 toneladas de nitrato de amônio

Internacional

A explosão devastadora que ocorreu em um armazén no porto de Beirute, deixando mais de 70 mortos e milhares de feridos, pode ter sido ocasionada por 2.750 toneladas nitrato de amônio. O produto químico é comumente utilizado na fabricação de fertilizantes e inseticidas, mas já foi usado em atentados, como o de Oklahoma. 

Para se ter uma ideia, em 1995, 168 pessoas morreram e outras 680 ficaram feridas em um ato terrorista, em Oklahoma City. Na ocasião, foram duas toneladas de nitrato de amônio, ou seja, mil vezes menos do que explodiu nesta terça-feira, na capital do Líbano. 

 

O presidente do país, Michel Aoun, classificou de "inaceitável" que 2.750 toneladas de nitrato de amônio estivesse no porto há 6 anos, a caminho da África, sem as medidas de segurança necessárias, já que o material é altamente explosivo. Ele afirmou que os responsáveis pelo material vão enfrentar punições severas.

Mortos e feridos

A onda de impacto da megaexplosão foi tão forte que a sensação foi de um terremoto de 4.5 na escala richter. Além dos mortos e feridos pelo fogo, milhares de pessoas ficaram feridas por estilhaços de objetos e vidros. 

Até o momento, 78 pessoas morreram e mais de três mil pessoas se feriram no acidente. Mais de trinta equipes de bombeiros, forças de resgate, integrantes do exército tiveram que ajudar no atendimento às vítimas, já que algumas ficaram sob escombros.

Foi necessário ainda aumentar o policiamento nas ruas porque as pessoas estavam em pânico, porque acreditavam que a explosão era fruto de um ataque terrorista. Segundo as autoridades locais, os danos foram sentidos em pelo menos metade da cidade.

Os hospitais de Beirute estão lotados de vítimas e familiares em busca de atendimento e o cenário é semelhante a destruição causada por uma guerra. Nas redes sociais, uma campanha está convocando as pessoas para irem doar sangue, já que os hospitais não possuem estoque suficiente para atender a todos que precisam. 

 

Fonte: r7

COMENTÁRIOS