Mutirão de Limpeza elimina mais 16 caminhões de lixo e 95 criadouros com larvas, no segundo dia em Barretos
Prefeitura de Barretos

No segundo dia de ações no Mutirão de Limpeza, iniciativa da Prefeitura da Estância Turística de Barretos que está mobilizando a sociedade barretense, foram retirados de terrenos, ruas e calçadas da cidade mais 16 caminhões e 11 picapes com lixo e resíduos diversos, que poderiam servir como criadouros para o mosquito Aedes aegypti e abrigar animais peçonhentos, como escorpiões, cobras e aranhas. Também nas ações desta quinta-feira, 16, os agentes de Combate a Endemias, que estão integrando o mutirão, encontraram e eliminaram mais 95 recipientes com larvas desse mosquito, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika.
O vice-prefeito, Mussa Calil Neto, destacou a grande mobilização que vem sendo realizada para limpar Barretos e lembrou que esta gestão recebeu a Prefeitura sem recursos para custear uma ação tão grande logo nos primeiros dias. "A criatividade do prefeito Odair Silva, com o secretariado, motivou os empresários a entrarem nessa questão da limpeza da cidade. Estão nos emprestando máquinas, tratores com seus operadores, abastecendo com o próprio óleo diesel. O mutirão está avançando em sintonia com as pessoas que estão vendo que há a necessidade de deixar Barretos embelezada e bonita, além de ser uma questão de saúde pública", afirmou.
Mussa lembrou que nesta quinta-feira, 16, foi confirmada em Birigui a primeira morte por dengue no Estado de São Paulo em 2025. "Se deixar ter mato alto e objetos com água parada nas casas, servindo como criadouros para o Aedes aegypti se reproduzir, esses números vão aumentando rapidamente e vira um desastre. Para que isso não aconteça em Barretos, temos que fazer essa prevenção, limpar a cidade e cada cidadão limpar o seu quintal", destacou. O vice-prefeito fez ainda um apelo para que todos mantenham, em suas residências e empresas, as calhas limpas, sem folhas entupindo, para evitar água parada.
As ações do mutirão continuaram nesta sexta-feira, 17, e seguem neste sábado, 18, estendendo-se para o início da semana.
Vacina contra dengue em duas doses
Crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos devem ser vacinados contra a dengue. Além dos esforços para eliminar os criadouros do mosquito que transmite essa e outras doenças, Também como forma de prevenção, a Prefeitura disponibiliza gratuitamente a vacina para a população dessa faixa etária.
As vacinas são aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de segunda a sexta-feira das 8 às 16h e no Novo Postão, no centro, das 8 às 12h. Para a proteção ser eficiente, são necessárias duas doses.
A Secretaria Municipal de Saúde estima que há cerca de 7.900 crianças e adolescentes nessa faixa etária em Barretos, entretanto, desde o início da vacinação em maio de 2024 até agora, na metade de janeiro, apenas 1.022 foram levados pelos pais para tomar a primeira dose da vacina. Desses, 658 ainda não voltaram para tomar a segunda dose.
A Vigilância Epidemiológica do Município orienta que a segunda dose deve ser tomada três meses após a primeira. Ao atingir esse prazo ou caso já esteja em atraso, essas crianças e adolescentes devem ser levados a uma unidade para receberem a segunda dose.
Fonte: PREFEITURA DE BARRETOS