compartilhar

Alunos do Cemup recebem certificados de conclusão de Curso de Panificação

prefeitura de Barretos

A prefeita da Estância Turística de Barretos, Paula Lemos, acompanhou na manhã desta sexta-feira, 16 de dezembro, a entrega dos certificados de conclusão para alunos do curso de Panificação, do Centro Municipal Profissionalizante (Cemup).
Paula destacou que a capacitação é um primeiro passo para uma vida melhor e parabenizou os alunos pela dedicação. "Hoje eu vim aqui para agradecer a vocês, que saíram de casa, deram o primeiro passo e estão dispostos a ganhar seu dinheiro e ter sua independência. Isso faz a diferença na vida da gente. Parabéns a todos, que Deus os abençoe para que possam começar a vender seus produtos e, se não tiverem a intenção de vender, que possam fazer essas receitas como um carinho para sua família", disse.
Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Letícia Oliveira Lemos, salientou o que a qualificação é disponibilizada por meio de um convênio com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. "Para Barretos, tanto a primeira-dama Luciana Garcia, quanto o governador Rodrigo Garcia, foram grandes parceiros e eu só tenho a agradecer por essas parcerias, pois muitas vezes eu não tinha nada e, ao ligar para ela, era atendida de uma forma muito acolhedora, nos ajudando com cestas básicas e em todas as formações", contou. "Esses cursos promovidos pelo Fundo Social são oportunidades de geração renda, para as pessoas se capacitarem e mudarem a sua história de vida", completou.
O curso teve duração de cinco encontros, totalizando 20 horas de aulas, e foi ministrado pela professora Ivana Rosa Corradini. Além das receitas tradicionais e técnicas modernas de panificação e armazenamento, os alunos também receberam orientações sobre precificação e vendas dos produtos. "A gente não ensina só o preparo, mas como vender e embalar os produtos. Hoje estamos formando 28 pessoas que são muito comprometidas", disse a professora.
Os formandos
A venezuelana Darlin Andreína está no Brasil há dois anos e é um das concluintes do curso. "Estou muito agradecida pela oportunidade que a prefeitura me deu aqui no Cemup. Esse curso é muito maravilhoso. Aprendemos muitas coisas", agradeceu.
Provando que a cozinha é democrática e tem espaço para homens e mulheres, Francisco de Assis Vasconcelos, é um dos dois homens que participaram da formação. "No início é um choque, pois você entra em uma sala cheia de mulheres, mas fui muito bem acolhido e deu pra aprender bastante coisa com a professora Ivana", disse. Francisco também contou que já se inscreveu para novos cursos no ano de 2023.
Natalina Martins falou do caráter terapêutico das aulas. "Às vezes a pessoa vem não só pelo financeiro, que é bom, mas porque fica dentro de casa sem ter o que fazer... Venham fazer o curso que é muito bom", convidou.
Para a formatura, os participantes apresentaram às autoridades e convidados diversos bolos, pães e roscas, cujas receitas apreenderam ao longo da formação.

 

Fonte: Imprensa prefeitura de Barretos

COMENTÁRIOS