compartilhar

Saúde na Escola: Prefeitura entrega óculos para crianças da rede municipal de ensino

prefeitura de Barretos

A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, iniciou nesta quarta-feira, dia 14, a entrega de 48 óculos para crianças que residem no município e estudam na rede municipal de ensino, em Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis). A ação é desenvolvida por meio do Programa Saúde na Escola, do Governo Federal, em que escolas são pactuadas com o Ministério da Saúde.
A Prefeita Paula Lemos celebrou a entrega. "Em nossa gestão, ampliamos para 25 o número de unidades escolares contempladas. É imensa minha felicidade em ver essas crianças recebendo óculos, que vão permitir que elas enxerguem melhor na escola, em suas atividades em casa, que consigam ver bem as pessoas, olhar o mundo de uma nova maneira", destacou Paula.
Na tarde de quarta-feira, 14, a prefeita da Estância Turística de Barretos fez a entrega às crianças, entre elas ao Piettro, que fez questão de explicar a ela que seu nome é com dois Ts. Paula colocou os óculos no rosto dos meninos e meninas e comemorou ao constatar, em mãos, a qualidade do serviço contratado pela Prefeitura. "É muito bom ver que os óculos que estamos entregando têm armações diferentes uns dos outros. A gente percebe que foi levada em conta a relação entre a armação selecionada e o formato de cada rosto. Isso é importante porque a criança tem que gostar dos óculos para ter vontade de usar e criar o hábito", afirmou. Paula reforçou às crianças que seu filho também usa óculos e orientou sobre a importância do uso regular.
Identificando quem precisa
O programa contempla crianças de zero a 11 anos. Nas escolas em que é executado, equipes técnicas de Estratégia de Saúde da Família aplicam em todas as crianças dessa faixa o teste Snellen, que avalia a acuidade visual. A partir dos resultados observados pelos agentes, 275 alunos apresentaram necessidade de avaliação por oftalmologista e foram encaminhados para consulta no ARE I (Postão). Para 48 alunos, foi constatada a necessidade de usar óculos. O município empenhou R$ 10.125,00 para adquiri-los.
40 dos óculos foram entregues nesta quarta-feira, dia 14. Nos próximos dias, as outras oito crianças, que não compareceram na primeira data prevista para fazer as marcações com a ótica para a confecção da lente, devem receber os seus. O secretário municipal de Saúde, Kleber Rosa, destacou a capacitação feita com a equipe da rede municipal de saúde, que viabilizou a triagem das crianças. "Foi a partir do trabalho dos agentes que se chegou à fase de diagnóstico, às crianças que precisavam usar óculos e foi identificado desde 0,25 grau até 3 ou 5, uma distorção bem considerável da visão", contou Kleber. O secretário reforçou que os responsáveis e as crianças já foram orientados que há necessidade de passagem periódica pelo oftalmologista para saber se o paciente mantém a mesma gradação ou se os óculos precisam ser revisto. "Depois de um ano, devem passar novamente no oftalmologista. Hoje já temos um ambulatório de oftalmologia no Postão e no Novo Postão serão dois ambulatórios oftalmológicos para atender a população", afirmou.
Jesus Carvalho, proprietário da ótica contratada para o serviço, acompanhou a prefeita na entrega dos óculos às crianças, certificando que estivessem devidamente ajustados aos seus rostos. "Foram feitos com amor", enfatizou.
Crianças atendidas
Na ação, acabaram contempladas crianças nascidas na cidade e as que vieram morar em Barretos. "Eu não enxergava nada", relatou, em espanhol, Edgar Antonio Yorge, 10 anos, sobre a dificuldade para acompanhar o que era ensinado em sala de aula. O menino acredita que agora sua relação com a escola será outra. Sua mãe, Paola Yorge, comentou que ele gosta bastante de desenhar e contou que o filho não havia mais passado por oftalmologista depois que se mudaram da Bolívia para Barretos em junho de 2021. Com o programa, foi identificada na escola a necessidade de nova avaliação oftalmológica. "Ele usava os óculos antigos, mas já não prestavam mais porque havia evoluído para a necessidade de um novo grau. Então não conseguia ficar muito atento em sala de aula, sentia dor, estava muita difícil para ele. Estou muito feliz agora que ele recebeu a ajuda da prefeitura e vai poder enxergar com mais tranquilidade", disse.
Teve outro Edgar recebendo óculos nesta semana: "Eu não conseguia ler direito e agora parece que as letras ficaram maiores", afirmou Edgar Thiago Ramos, de 8 anos. O menino disse que vai tirar o óculos na hora de jogar futebol na escola, para não correr o risco de quebrar, mas pretende sempre usar em sala de aula. Sua mãe, Driele Adão, contou que o filho já é bom de notas na escola e espera que agora, eliminada a dificuldade da visão, ele tome ainda mais gosto pelos estudos. "Os óculos para ele são mais para estudar e para a hora que está em frente de uma tela", ressaltou.

 

Fonte: Imprensa prefeitura de Barretos

COMENTÁRIOS