compartilhar

Campanha Fique Sabendo é realizada de 1º a 7 de dezembro em Barretos

prefeitura de Barretos

A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio do Programa Municipal IST/HIV/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde, realiza a Campanha Fique Sabendo entre os dias 1º e 7. A ação integra o Dezembro Vermelho, mês de luta contra o vírus HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Testagens gratuitas serão realizadas das 17h30 às 21h nas UBSs dos bairros Marília e Barretos 2 e na Praça Francisco Barreto (praça da Matriz). Para realizar os testes, é necessário levar documento com foto e Cartão SUS.
O Trailer da Saúde ficará estacionado na praça. No local, serão realizados testes rápidos para HIV e Sífilis na quinta e sexta-feira (1º e 2) e de segunda a quarta-feira (5 a 7), das 17h30 às 21h; no sábado (3/12), haverá testagem no trailer das 9 às 13h. O atendimento na praça será mantido durante jogos do Brasil.
Nas UBSs do Barretos 2 e do Marília, a campanha é realizada das 17h30 às 21h quinta e sexta-feira (1º e 2) e de segunda a quarta-feira (5 a 7), com testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Nos dias com jogo do Brasil, como na sexta-feira (2), o atendimento nas unidades após a partida começa às 19h.
Cecília de Assis Marques dos Reis, coordenadora do Programa Municipal IST/HIV/AIDS, lembra que os testes são gratuitos e sigilosos. "Nós preparamos um ambiente em que a conversa do profissional de saúde com a pessoa antes da realização do teste e no momento de divulgar o resultado é feita de forma confidencial", ressalta. Além das testagens, as equipes distribuem preservativos e gel lubrificante e dão orientações à população. Em caso de algum resultado positivo, é dado encaminhamento para a pessoa fazer exames confirmatórios e a partir disso poderá fazer o tratamento necessário.
Prevenção de HIV/AIDS e outras ISTs
Sobre prevenção, o Ministério da Saúde orienta:
O uso do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das ISTs, do HIV/Aids e das hepatites virais B e C.
A prevenção combinada abrange o uso do preservativo masculino ou feminino, ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das IST, testagem para HIV, sífilis e hepatites virais B e C, profilaxia pós-exposição ao HIV, imunização para HPV e hepatite B, prevenção da transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatite B, tratamento antirretroviral para todas as pessoas vivendo com HIV, redução de danos, entre outros.

 

Fonte: Imprensa prefeitura de Barretos

COMENTÁRIOS