compartilhar

Barretos torna-se multiplicador do projeto estadual 'Solidariedade em Fios'

prefeitura de Barretos

O Fundo Social de Solidariedade (FSS) da Estância Turística de Barretos foi beneficiado com a ampliação do Projeto Solidariedade em Fios, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo. Ao se tornar um multiplicador, o município recebeu 12 quilos de cabelo, que serão utilizados para a confecção de pelo menos 10 perucas para mulheres em tratamento contra o câncer.
A presidente do FSS, Letícia Oliveira Lemos, esteve com a primeira dama do Estado Luciana Garcia, na quarta-feira, 23 de novembro, no Palácio dos Bandeirantes, durante o anúncio da expansão do projeto. "Ontem, a convite da Primeira Dama do Estado, estivemos em São Paulo para recebermos os 12 quilos de fios de cabelo, que serão transformados em perucas para aquelas pessoas que estão passando pelo difícil momento do tratamento contra o câncer e que, muitas vezes, precisam dessa peruca para aumentar sua autoestima, sua vontade e sua força interior para combater a doença", contou.
Em suas redes sociais, Luciana explicou que o "Solidariedade em Fios" confecciona próteses capilares para pacientes em tratamento contra o câncer, desde 2017, e está sendo expandido para 41 municípios paulistas que possuem as escolas de qualificação e que têm demanda próxima de hospitais e clínicas oncológicas. "Que essa ampliação seja só o primeiro passo para que muitas alunas sejam capacitadas e muitas pacientes agraciadas com um trabalho tão importante e que contribui para a autoestima e para a recuperação dessas mulheres! Parabéns às cidades paulistas que estão replicando esse ato literal de solidariedade!", afirmou.
Letícia, que é psicóloga, também salientou que o cuidado com o emocional das famílias está nos planos de trabalho do FSS para o ano de 2023. "Até hoje, nesses dois primeiros anos, nós cuidamos muito da vulnerabilidade alimentar, onde tivemos mais de 2800 pessoas sendo assistidas diretamente, além das atendidas indiretamente pelas instituições. Nesse momento, além da ajuda com o alimento, vamos buscar cuidar da emoção das pessoas", completou.
Colaboradora do Fundo Social, Jaqueline Costa, emocionou-se ao dar seu depoimento sobre a importância da iniciativa para o bem estar da mulher que passa pelo tratamento e perde seus cabelos. "Perder o cabelo é muito significativo, uma das partes do tratamento que mexem diretamente com a autoestima da mulher, pois você se olha no espelho e se vê doente", contou. Jaqueline descobriu um câncer em 2020, no inicio da pandemia, e chegou a usar peruca. "Eu fico muito emocionada com essa ação, pois ela faz diferença. Com certeza vai ajudar muitas mulheres", completou.
Ponto de arrecadação
A presidente do FSS destacou que a partir de agora, a sede do Fundo é um ponto de arrecadação de fios cabelo. De acordo com Letícia, o cabelo doado será entregue ao projeto Fios de Alegria, que confecciona as perucas e devolve ao Hospital de Amor.

 

Fonte: Imprensa prefeitura de Barretos

COMENTÁRIOS