compartilhar

Vacina contra polio segue em Barretos

prefeitura de Barretos

A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, prossegue com a campanha de multivacinação até 30 de novembro, conforme prorrogação adotada pelo Ministério da Saúde. Pessoas de todas as idades devem levar a carteira de vacinação até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Saúde da Família (USF) da cidade e receber as vacinas que estiverem em atraso. Todas as UBSs e USFs da Estância Turística de Barretos realizam vacinação nesta semana das 8 às 16h, de segunda a sexta-feira.
Campanha contra pólio chega a 90%
O município concluiu em 31 de outubro a campanha de vacinação contra a poliomielite e alcançou a cobertura vacinal de 90,21%. Nove em cada dez crianças barretenses entre 1 e 4 anos de idade foram levadas pelos responsáveis para receber a gotinha.
Por idade, foi entre as crianças de 2 anos que se alcançou o maior percentual de vacinados no município: 94,57% da população estimada. Enquanto os pais das crianças de 3 e 4 anos de idade foram os que menos levaram seus filhos para tomar a gotinha durante a campanha: chegou-se respectivamente a 85,17% e 87,02% de vacinados nessas idades.
Assim como contra outras doenças, as vacinas contra a pólio seguem disponíveis nas UBSs e USFs da cidade, mas destinadas a crianças de 2 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias que estejam com a dose de rotina atrasada ou para quando chegar a data prevista de receberem a próxima dose.
Demais vacinas
Contra a Covid-19 estão disponíveis:
- dose de reforço para adolescentes e adultos que tomaram a dose anterior há quatro meses ou mais;
- quarta dose para adolescentes imunossuprimidos de 12 a 17 anos que completaram quatro meses da terceira dose;
- quinta dose para imunossuprimidos a partir de 18 anos que completaram quatro meses da quarta dose;
 - segunda dose para a população a partir de 5 anos de idade que ainda não completou o esquema vacinal e para as crianças de 3 e 4 anos que tomaram a primeira dose há 28 dias;
- a primeira dose para adultos, adolescentes e crianças a partir de 3 anos de idade que ainda não tenham tomado nenhuma dose.
A vacinação contra a Covid-19 para as crianças de 3 e 4 anos também é realizada no ARE I (o Postão) de segunda a sexta-feira das 8 às 12h.
Gripe
Toda a população, a partir dos 6 meses de idade, pode tomar a vacina contra a gripe.
HPV
A vacina contra HPV deve ser tomada por todos os meninos e meninas com idade entre 9 e 14 anos. Para a imunização ficar completa, devem ser aplicadas duas doses, com intervalo de 6 meses entre a primeira e a segunda.
Meningite
Estão sendo realizadas vacinação contra a meningite para adolescentes e profissionais de saúde.
Todos os meninos e meninas entre 11 e 14 anos devem ser levados a uma UBS ou USF para serem vacinados contra a meningite com a vacina meningocócica ACWY.
Profissionais de saúde devem procurar uma UBS ou USF para tomar a vacina meningocócica C. É necessário apresentar comprovante profissional. Por precaução, gestantes, puérperas e mulheres que estão amamentando devem esperar para tomar essa vacina.

 

Fonte: Imprensa prefeitura de Barretos

COMENTÁRIOS