compartilhar

Etapa concluída da obra para contenção de voçoroca do bairro Dr. Paulo Prata já demostra eficiência

prefeitura de Barretos

A prefeita da Estância Turística de Barretos, Paula Lemos, visitou na manhã desta sexta-feira, 04 de novembro, o bairro Dr. Paulo Prata onde existia uma grande erosão, voçoroca, que colocava em risco diversas edificações e Casas de Apoio. A eficiência da estrutura de contenção construída no local já foi comprovada por moradores que registraram imagens da obra durante forte chuva registrada no último sábado, dia 29 de outubro.
Paula destacou a importância da obra emergencial, realizada por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da prefeitura com a Pacaembu Construtora. "Essa semana a gente teve uma chuva expressiva, com mais de 30 milímetros em 20 minutos, e vocês podem ver no vídeo filmado pelo senhor Paulo e pelo pessoal que mora aqui perto, o tanto que essa obra foi importante para a contenção da erosão que acontece no Paulo Prata. Aqui a gente tem o Hospital de Amor e várias Casas de Apoio que abrigam as pessoas no momento de dor e que estavam correndo o risco de desabamento", contou. "Nas gestões passadas, infelizmente, o serviço não foi feito. Quando vimos a situação, elaboramos um projeto de drenagem e fizemos um TAC com a Pacaembu, que contratou uma empresa muito séria, para aqui investir R$1,5 milhão. Essa é a primeira fase das contenções e para os próximos empreendimentos que vierem para essa região será um compromisso nosso pedir, como diretriz, para que continuem investindo nessa obra. Estamos trabalhando para dar segurança para as pessoas", completou.
O vereador e presidente da Câmara Municipal, Paulo Correa, que denunciou a situação do local, salientou que a obra é uma questão de reparação de dano ambiental. "A população não vê, pois dificilmente irá passar por aqui, mas aqui é a nascente do Campo Redondo, que estava totalmente destruída e começou a formar uma grande erosão", disse. Ele acredita que com o serviço, resolve-se o problema do local. "Com certeza estamos preparando toda essa área para o futuro desenvolvimento desta região", contou.
A erosão existia há mais de uma década e vinha se agravando nos últimos cinco anos, colocando em risco casas de apoio a pacientes com câncer em tratamento no Hospital de Amor.
Paulo Lemos dos Santos, do Abrigo infantil Olivia Maria Rosa, contou que a escolinha do abrigo precisou ser interditada por conta da erosão e que parte de seu terreno, antes consumido pela voçoroca, agora pode voltar a ser utilizado. "A escola tinha que ser interditada, pois estava a ponto de cair pela água que passava. Nós passamos a dispor de um terreno que era nosso só no papel, pois não podíamos usar. Agora vamos incorporar essa área ao abrigo. O perigo foi afastado", afirmou.
Também participaram da visita os secretários municipais de Obras e Serviços Urbanos, Raul Paganelli, e de Planejamento e Desenvolvimento, Carlos Henrique Lúcio, e Paulo Milan, diretor de projetos da MP8 Engenharia e Construções, responsável pela obra.

 

Fonte: Imprensa prefeitura de Barretos

COMENTÁRIOS