compartilhar

Prefeitura inicia ciclo de formação para implementação do Currículo Paulista

prefeitura de Barretos

A Estância Turística de Barretos iniciou nesta segunda-feira, dia 26 de setembro, o ciclo de formação que visa à implementação do Currículo Paulista no município. Homologado em 2019, o novo currículo concretiza o processo de melhoria da qualidade da Educação Básica e a formação continuada dos profissionais da Educação, e visa apoiar as redes estadual e municipal no planejamento ou replanejamento das propostas curriculares em seus contextos locais e, também, garantir os direitos dos estudantes às aprendizagens essenciais apresentadas no documento.
A prefeita Paula Lemos participou da abertura do evento e destacou a importância da formação continuada para professores e alunos. "Eu me sinto cada vez mais abençoada e no caminho certo por estar vivenciando isso. A educação é viva e nos convida a um processo de reconstrução constante", afirmou.
Já a secretária municipal de Educação, Jéssica Maria dos Santos, agradeceu a presença dos gestores, coordenadores e supervisores de ensino, que se fazem presentes a cada chamado da secretaria, e salientou que o currículo tem que ser vivo. "A gente sai da nossa zona de conforto e busca a cada dia que passa uma educação de maior qualidade. Aproveitem todos os momentos e, principalmente, cada oportunidade formativa desse ciclo que se inicia", disse.
O supervisor de ensino, Leandro Vitoriano, que trabalhou na elaboração do documento, afirmou: "Ele traz o retrato daquilo que precisa ser ensinado na visão de professores das redes municipais e da rede estadual".
A formação é uma parceria da Secretaria Municipal de Barretos com a Universidade de São Paulo (USP) e com a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (Undime-SP) e contou com uma palestra do Professor Dr. Wagner Palanch, que falou sobre sua experiência com o "Currículo em Ação".
Palanch explicou que a palestra busca mostrar como transformar o Currículo Paulista em ação e qual o papel de cada um dos atores envolvidos neste processo. "Este currículo quem vai colocar em ação é o professor, ou melhor, é a escola, com todos os seus atores: coordenadores, diretores, professores, cada um tem um papel", completou.
O Currículo Paulista
O Currículo Paulista define e explicita, a todos os profissionais da educação que atuam no Estado, as competências e as habilidades essenciais para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos estudantes paulistas e considera sempre sua formação integral na perspectiva do desenvolvimento humano. Trata-se de um documento aprovado e homologado pelos Conselhos Municipais e Estadual de Educação.

 

Fonte: Imprensa prefeitura de Barretos

COMENTÁRIOS