compartilhar

Prefeitura lança Programa Incluir para capacitação de pessoas com deficiência

prefeitura de Barretos

A prefeitura da Estância Turística de Barretos, dentro das atividades do "Barretos, terra de oportunidades", lançou na manhã desta sexta-feira, 28/5, o Programa Incluir. Voltado à empregabilidade inclusiva, a iniciativa inédita tem como agente capacitador o Serviço Social da Indústria (SESI). O objetivo é capacitar, inicialmente, 60 pessoas com deficiência para o mercado de trabalho.
A prefeita Paula Lemos agradeceu ao apoio das empresas parceiras e das famílias dos cursistas presentes. "Estou muito feliz hoje de poder dar esse passo concreto. A gente quer fazer inclusão, mas a gente precisa de qualificação para que de fato essas pessoas se incluam e permaneçam incluídas nesse processo", disse. Paula ainda deixou um convite aberto para que outras empresas barretenses se filiem ao programa, gerando mais oportunidades e cumprindo a legislação federal que prevê a inclusão de pessoas com deficiência nos quadros de funcionários.

Iniciativa inédita no Estado de São Paulo
"Para nós do SESI, essa parceria é muito significativa. É o primeiro município que buscou algo diferente para a empregabilidade das pessoas com deficiência. Nós temos parceiros no Estado de São Paulo, mas da rede privada, Barretos é nosso primeiro parceiro da iniciativa pública", disse o Diretor Regional do SESI, Marcos Kapp.
Ele explicou que as empresas querem contratar pessoas com deficiência, mas que muitas vezes elas não encontram preparação. "Através da gestão Paula Lemos, sempre com muita ousadia e muito comprometimento, será o case que nós queríamos para que o Estado todo, o poder público, possa fazer como Barretos, auxiliar as empresas e a sua comunidade com deficiência", completou.
A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Adélia Bueno, emocionou-se ao falar da busca por um projeto efetivo para as pessoas com deficiência, que teve a contribuição da secretária municipal de Assistência Social, Vitória Saretta, e da presidente da ACIB, Jackelyne Rossini. "A gente conseguiu mapear quais eram as dificuldades. Por que a pessoa com deficiência vai para a empresa, não consegue ficar e retorna para o mercado de trabalho? A Jackelyne ajudou muito na visão empresarial. O que as empresas tinham de dificuldade para reter essa mão de obra? Aí nasceu o projeto", contou.
Jackelyne Rossini destacou a importância do projeto para a conscientização sobre inclusão: "Como eu disse desde o começo, contem com a ACIB para o que precisar, para a gente estar levando isso para todos os associados, todas as indústrias e empresas, que estão abraçando essa ideia".
O evento também contou com a presença de empresários e representantes de empresas que já aderiram ao projeto, instituições parceiras, secretários municipais e alunos da primeira turma de capacitação. A reunião também teve acessibilidade com intérpretes de Libras.

 

Fonte: Imprensa prefeitura de Barretos

COMENTÁRIOS