compartilhar

Mais de 12 mil alunos voltam às aulas presenciais em Barretos

prefeitura de Barretos

Começaram ontem, dia 9 de fevereiro, as aulas presenciais para 12.690 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, da rede municipal de ensino de Barretos. O retorno ocorre seguindo todas as recomendações sanitárias para evitar o contágio da Covid-19 como o uso obrigatório de máscaras e protocolo constante de higienização.
As aulas presenciais foram autorizadas por resolução da Secretaria de Estado da Educação e poderão ter presença de até 100% dos alunos. Só poderão permanecer na modalidade remota alunos que pertencem ao grupo de risco para a Covid-19. Nesses casos, um laudo médico deve ser apresentado com a justificativa. Os pais também devem garantir, por meio de declaração, a participação desses estudantes nas atividades de ensino remoto.
Recepção animada
No Cemei Sebastiana Nicézio de Carvalho, no bairro Baroni, que tem cerca de 230 crianças de 4 meses a 5 anos de idade, matriculadas na educação infantil, o acolhimento dos alunos teve um toque a mais diversão.
Além dos professores e profissionais da educação, a criançada contou com a presença dos personagens "Masha e o Urso" que recepcionaram, apresentaram uma peça teatral e dançaram com as crianças
Segundo a secretária municipal de educação, Jéssica Maria dos Santos, o acolhimento é uma importante etapa para que as crianças se familiarizem com o ambiente escolar, por isso, desde o dia 2 de fevereiro, durante o planejamento para o ano letivo, os profissionais da educação estavam em treinamento para o início das aulas.
Andreia Campos Galvão dos Santos e Amadeu Gonçalves dos Santos, pais do aluno Felipe, de 3 anos, estão felizes com o retorno das aulas, pois o filho gosta muito da escola. Além disso, os pais destacam o que a escola é muito boa e com pronto atendimento sempre que precisam. "Ele está muito feliz em retornar, pois ano passado ele só ficava meio período", disse Andreia. Com toda a família imunizada, ela aguarda a vez da vacinação da faixa etária do filho, para ficar totalmente tranquila.
A mãe Jéssica Iamashita de Oliveira estava um pouco apreensiva pelo primeiro dia da filha Alice, de 4 anos, mas se disse tranquila quanto aos protocolos de segurança adotados pela escola. "A Alice cresceu na pandemia, então ela já tem o hábito de sempre lavar as mãos, usar álcool gel e máscara", completou.
O pequeno Davi, de 3 anos, estava um pouco acanhado, pois segundo a mãe, Camila Fernanda de Carvalho, ele acabou se acostumando a ficar em casa durante a pandemia. Ela, que já teve um afilhado estudando na mesma escola, disse que a confiança no Cemei é muito importante. "Eles são muito carinhosos e atenciosos com meu filho", completou.
Outra mãe que estava tranquila em relação à escola é Larissa Fernanda Souza Lima, que levava o filho João Lucas, de 4 meses, pela primeira vez ao Cemei. "No meu caso a adaptação vai ser para mim", disse.

Material Didático e acessibilidade

Os alunos já começaram este ano letivo recebendo o novo material didático Trilhas, da editora FTD, que oferece conteúdo a partir dos 2 anos de idade.
Para proporcionar melhor acessibilidade e segurança aos alunos, na Escola Municipal Anália Franco, região central da cidade, foram instaladas novas rampas e corrimões. Além disso, cada aluno recebeu um kit de prevenção contendo máscara, sabonete líquido e álcool em gel.

 

Fonte: Imprensa prefeitura de Barretos

COMENTÁRIOS