compartilhar

Barretos dá início à vacinação das crianças

prefeitura de Barretos

"Quem Ama Vacina". Mais que um lema, uma verdade. Foi o que se viu na manhã desta segunda-feira, dia 24, no primeiro dia de vacinação de crianças de 5 a 11 anos do grupo prioritário (comorbidades ou deficiência) em Barretos.
Com alegria no olhar, papais e mamães levaram os seus filhos para se imunizarem já no primeiro dia. "Fiz questão de vir porque eu estava até ansiosa por esse momento. Temos que pensar na segurança dos nossos filhos", afirmou Luciana Nagib, mãe do Marcelo de apenas 10 anos: a primeira criança vacinada em Barretos.
A criançada foi recepcionada com muita alegria pelas equipes da Saúde e da Educação e também pelo Batman e Mulher Maravilha, que deram aquela 'força' para encorajar os pequenos. Após a picadinha no braço, cada vacinado pode levar para casa um certificado de coragem por terem participado desse ato de amor a si e aos demais.
"Vejo que muitos pais estão reticentes, mas nós levamos nossos filhos para tomar todas as demais vacinas. Essa é mais uma e muito importante para que possamos vencer essa pandemia", afirmou Luciana Borges Pires Cardoso, mamãe do pequeno Leonardo de 11 anos.

É hora de vacinar!
A vacinação da criançada continuará ao longo da semana e será feita somente na Estação Cultura (Praça Conselheiro Antônio Prado, 55, entre as ruas 16x18) das 8h às 16h. O local está todo decorado e preparado para atender a criançada e conta com espaço kids com atividades lúdicas onde as crianças aguardam os 20 minutos necessários após a aplicação da vacina.
"Estamos aqui recebendo as crianças e contando com uma estrutura preparada. Traga seu filho. Só com a vacinação poderemos passar por essa fase difícil que a pandemia nos impôs. Esperamos que na semana que vem já possamos abrir para todas as crianças e eu mesmo trarei meu filho.", comentou a prefeita Paula Lemos, que esteve presente na abertura da vacinação.

O que levar?
Os pais ou responsáveis devem apresentar no ato da vacina um documento da criança com foto, CPF (se não tiver é necessário providenciar), e também o laudo médico impresso que comprove a comorbidade/deficiência.
Sem o CPF a criança não fica registrada como vacinada no cadastro do governo federal, impedindo, por exemplo, viagens internacionais.
Para agilizar o atendimento pode ser feito o pré-cadastro da vacinação no site https://vacinaja.sp.gov.br/

E as outras vacinas?
Informação importante: é necessário o intervalo mínimo de 14 dias entre as demais vacinas regulares do calendário infantil por isso é necessária a apresentação da carteirinha de vacinação.


Veja a lista de comorbidades consideradas pelo Ministério da Saúde:
- Insuficiência cardíaca
- Cor Pulmonale e Hipertensão pulmonar
- Cardiopatia Hipertensiva
- Síndromes Coronarianas
- Valvopatias
- Miocardiopatias e pericardiopatias
- Doença da aorta
- Arritmias cardíacas
- Cardiopatias congênitas
- Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
- Talassemia
- Síndrome de Down
- Diabetes Méllitus
-Pneumopatia crônicas graves
- Hipertensão estágio 1 e 2 com lesão
- Doença cerebrovasculares
- Doença renal crônica
- Imunossuprimidos
- Anemia falciforme
- Obesidade mórbida
- Cirrose hepática
-HIV

 

Fonte: Imprensa prefeitura de Barretos

COMENTÁRIOS