Alunos da rede municipal de Barretos são premiados em desafio ambiental
prefeitura de Barretos

inco alunos representando as suas escolas municipais de Barretos receberam na tarde de quinta-feira, dia 4 de novembro/21, um prêmio de mérito ambiental por participarem de um desafio com foco em ações de reciclagem.
Nesse projeto que durou três meses e contou com a participação de cerca de 2 mil alunos, as escolas adotaram a coleta seletiva de materiais recicláveis, e as coletas corretas tanto do óleo de cozinha usado quanto de materiais eletrônicos, como pilhas e baterias. Além dos estudantes, os professores também participaram de conferências com a temática ambiental e receberam certificados.
O Programa é uma realização da Daídea com a Sol Soluções Ambientais e teve a parceria da Coopercolina, do projeto Óleo Nota 1000 e das secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente.
Durante a premiação, a prefeita Paula Lemos afirmou que sua gestão tem como foco atuar as questões ambientais, tanto na educação incentivando projetos de conscientização nas escolas, quanto também em ações concretas durante o governo.
"Nós colocamos pela primeira vez na Lei de Diretrizes Orçamentárias os objetivos propostos pela COP26 para que consigamos alcançá-los até 2050. Também fizemos pela primeira vez uma licitação para compra de papel em que a empresa precisa provar que sua produção vem de madeira de replantio", comentou.
A prefeita destacou ainda que a cidade buscará ter de volta o Selo Verde Azul, um reconhecimento de que são praticadas ações sustentáveis em âmbito municipal. "Mesmo com as dificuldades, esse é o nosso segundo projeto de educação ambiental em 2021. Então quero agradecer a todos que os profissionais e estudantes que participaram", concluiu.
Reconhecimento
Os alunos premiados foram: João Pedro Polizelli (E.M. Maria Alves Barcellos de Oliveira - São Francisco); Ítalo Douglas Costa dos Santos (E.M. Olga Abi Rachid Moraes - Nadir Kenan); Arthur Pietro Pereira Melo (E.M. Marlene Carboni - Nova Barretos); Miguel Leandro Silva (E.M. Leodete Silverio Joi – Pimenta); e Gustavo Nogueira Gonçalves de Oliveira (E.M. Fausto Lex - Pedro Cavalini).
Cada estudante levou para casa uma cesta básica e também uma mochila contendo um fone de ouvido, um jogo Uno e um boné. Além dos alunos, os professores e a diretoria de cada escola receberam certificados de participação. "Espero que esse evento tenha inspirado mais ações ambientais e que em 2022 tenhamos mais escolas ainda participando", comentou Michele Miele, gestora da Daídea.
A Secretaria Municipal de Educação, Jéssica Maria dos Santos agradeceu a participação dos profissionais e garantiu que a ideia é levar esse projeto para todas as demais unidades escolares em 2022. "Estimular ações com foco na sustentabilidade socioambiental é um dos compromissos da gestão da nossa prefeita Paula Lemos e o papel das nossas escolas é essencial nesse processo", frisou.
Fonte: Imprensa prefeitura de Barretos