compartilhar

Brasil tem 10,3 mil casos confirmados de coronavírus entre indígenas, dizem entidades

covid 19

O Brasil tem 10,3 mil casos confirmados de coronavírus entre indígenas, segundo dados contabilizados nesta quinta-feira (2) pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib). A Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, apresenta um número menor: 6,8 mil confirmados até esta quarta-feira (1º).

A Apib atribui essa diferença ao fato de a Sesai não estar fazendo atendimento e registros dos indígenas infectados que moram em cidades

As mortes devido à Covid-19 também apresentam divergência entre o informado pela sociedade civil e pelo governo.

A comissão da Apib, que conta com entidades ligadas às comunidades indígenas, diz que são 408 mortos. Eles dizem que a Sesai listou 251 óbitos, mas do site da secretaria do ministério consta o número 158.

Na única coletiva a respeito da saúde indígena diante da pandemia de Covid-19, o governo federal disse que a Sesai monitora cerca de 750 mil aldeados e que há 1 milhão de indígenas no país – ou seja, 250 mil vivem em áreas urbanas.

Segundo a secretária-executiva do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Tatiana Alvarenga, os indígenas fora das aldeias "não deixaram de ser cobertos pelas ações".

Marcelo Xavier, presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), disse no início de junho que foi feito um investimento de R$ 20,7 milhões de recursos emergenciais em ações de combate ao novo coronavírus. Ele lista, entre as medidas, entrega de cestas básicas e implementação de barreiras sanitárias contra a entrada nas terras indígenas.

 

Fonte: G1

COMENTÁRIOS